sábado, 7 de abril de 2007

VIVENDO VALORES NA ESCOLA



Olá,
Este texto serve como motivador do professor para lidar com alunos e turmas difíceis. Foi retirado do livro: “Vivendo valores na escola” – Manual para professores – SP - 1995. Quem está em sala de aula sabe o quanto é desgastante lidar com situações desconfortantes; e muitas delas fogem à competência não só da professora, mas também da escola. No cotidiano escolar surgem problemas que nem sempre são de natureza pedagógica, mas que se refletem nas situações de aprendizagem. Reflexos de uma nova ordem social, nova constituição familiar, das crises de autoridade... Nesse contexto, trabalhar valores torna-se extremamente importante. Aqui vai um reforço.
Beijos e boa leitura!
Eliete Nascimento


‘Como trabalhar valores em sala de aula? Como trabalhar com aspectos positivos quando, muitas vezes, as crianças apresentam aspectos negativos?
Quando focalizamos somente atitudes negativas as aulas podem se tornam cansativas, principalmente para o professor. Falar sobre algo muito ruim, mesmo que para corrigir, acaba tendo efeito de reforço. Por exemplo: quando uma criança faz algo errado, em vez de evidenciar seu erro, dirija-se a outra que esteja certa e chame a atenção do grupo para ela. Isto não significa que o professor deve ficar omisso em relação ao erro. Em alguns casos, se a criança realmente não conseguir por si só reverter o processo, um outro método é dar a ela destaque, em outro momento, mas não pelo erro, e sim por algo positivo da sua personalidade, desvalorizando a transgressão. O importante é que o professor perceba que o ruim são as negatividades e não as pessoas.
A origem etmológica da palavra educar é “colocar para fora”. Pôr para fora, nada mais é do que o exercício do despertar das qualidades, valores originais do ser, bem como a criação do ambiente propício para o seu desenvolvimento.

A seguir aqui vão alguns pontos que devem ser observados para a prática de valores em sala de aula:

·Para uma educação positiva, não esconda o mal das crianças, nem o exarcebe. Desmistifique-o . A lógica do comportamento correto deve ser mostrada de forma clara.
.Reserve um tempo a cada dia para escutar e estar próximo de seus alunos, para explorar e brincar, para usar palavras positivas, incentivando seus pequenos esforços e sucessos com apreciação, percebendo suas qualidades, encorajando-os.
·Valorize com amor e respeito o comportamento o os valores que você considera fundamentais. Aprenda com eles, ria com eles.
·Acredite que eles terão um bom desempenho e não desista de investir: todo empenho terá um fruto.
·Ajude-os a partir do seu erro. Nunca afirme como verdade qualquer atitude ou traço de personalidade negativo que esteja se manifestando: ex. “você é bagunceiro!”.
·Fale com eles com respeito.
·Cumpra o que você prometer. Pense antes de dizer não, mas quando disser, mantenha sua palavra.
·Permaneça contente internamente, esta é a base para a transmissão de bons sentimentos.
·Compartilhe os trabalhos, divida as tarefas, faça seus alunos se sentirem importantes e responsáveis em sala de aula. Estimule a prática de qualidades.
·Verifique se ao educar há amor junto com disciplina. O excesso de lei sem amor gera revolta e transgressão. O amor sem lei gera permissividade e desequilíbrio emocional.
·Explique o sentido dos seus atos educativos para com eles. Mostre pequenas conseqüências lógicas quando há ações inapropriadas.
·Confie e aposte no que há de melhor dentro de cada um de seus alunos.
·A bondade hoje está fora de moda. Os personagens malignos são mostrados como os espertos. Mostre às crianças que ser bom é a verdadeira esperteza.
·Estimule-os a se superar, nunca a superar outros, irmãos ou amigos de classe. Não estimule competitividade e comparação. Compare o desempenho e as mudanças do aluno apenas com ele mesmo.
·Faça da sua sala um laboratório para o crescimento de todos!"

3 comentários:

  1. Sera que foi a lei da atração que feis a america do norte entra em recessão? O banco sei que quebro por causa da falta de pagamento. Mais as montadoras GM etc, não entendo por que estão se afundando.

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  2. olá sou uma aluna de uma escola dificil
    é dificil varias pessoas dentro de um espaço de aprendizagem ,sendo que os alunos só pensam em diverçao e estar na moda.
    acho que os professore(a)s deveriam ensinar de uma forma que nossa liguagem interplete

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    Respostas
    1. oi sou uma aluna chamada vitoria estou na setima série tenh 12 anos tenho que fazer um trabalho sobre esses valores que vale nota acabei de copiar um desses textos tenho serteza que vou tirar nota boa tomara bjks pra todos!!!!!

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