domingo, 1 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO INCLUSIVA



Olá,
Hoje trago um texto sobre educação inclusiva em linhas gerais.O assunto, no momento amplamente discutido pela sociedade requer aprofundamento e um mergulho de todos os professores na causa. Abaixo um texto do site: http://www.brasilia.unesco.org que tem vários textos, projetos e programas que podem ser usados para reflexão e abordagem do assunto com grupos de professores, como povos indígenas, discriminação racial, desigualdades sociais, culturas de paz, inclusão digital etc.
Beijos e boa leitura!
Eliete Nascimento


EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

A Educação inclusiva de qualidade se baseia no direito de todos os estudantes a receber uma educação de qualidade que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem e enriqueça suas vidas.Ao prestar especial atenção aos grupos marginalizados e vulneráveis, a educação inclusiva de qualidade procura desenvolver todo o potencial de cada pessoa.Seu objetivo final é erradicar todas as modalidades de discriminação e fomentar a coesão social.
O princípio da educação inclusiva foi adotado na Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade (Declaração de Salamanca, Espanha, 1994), reafirmada no Fórum Mundial de Educação (Declaração sobre Educação para Todos, Dacar, Senegal, 2000) e apoiada pelas Regras Básicas das Nações Unidas em Igualdade de Oportunidades para Pessoas Portadoras de Deficiências.
Focalizando a promoção dos valores universalmente compartilhados e a diversidade culturalmente sensível dos contextos e métodos educacionais, a UNESCO está trabalhando para promover educação de qualidade como um direito fundamental para todos tratando sobre uma grande variedade de temas, dos quais inclui o respeito pela diversidade cultural e lingüística.
Baseado nos princípios estabelecidos na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, adotada pela Conferência Geral da UNESCO, em sua 31ª. Sessão, em 2 de novembro de 2001, a Organização se compromete em apoiar os Estados Membros que desejam encorajar a diversidade lingüística e o respeito pela língua materna em todos os níveis educacionais; e quando possível, promover por meio da educação a conscientização do valor positivo da diversidade cultural e fazer total uso de métodos culturalmente apropriados de comunicação e transmissão de conhecimento. A busca atual pela educação de qualidade está inextricavelmente ligada aos processos e impactos da globalização.

Um comentário:

  1. Meu nome e Deyse tenho 16 anos e faso um curso (magisterio) bom estou preparando um seminario sobre a Educação Inclusiva :o direito e eu acho muito interesante pq descobri que pessoas ante para mim incapases hoje tenho uma visão super diferente pq são pessoas tão especiais que trazem alegria e merecem muito respeito pq são unicas em seu jeto especial de ser .

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