sábado, 29 de maio de 2010

TRABALHAR COM CRIANÇA É MUITO BOM!











Olá,
Hoje trago um texto sobre as crianças e aquilo que elas falam. Coisinhas colhidas no dia a dia com os pequeninos.
Beijos e boa leitura!
Eliete Nascimento





Trabalho numa escola grande com muitas crianças pequenas.
Lá, tem sempre muito trabalho. Todo dia aparece criança que tem uma dorzinha de barriga, criança que tem febre, criança de tudo que é jeito.
Crianças são alegres, são falantes. Por vezes suas falas são também engraçadas e quebram a rotina do dia.
Quem não esta habituado me diz: “como você consegue trabalhar com este barulho de crianças o tempo todo?” Como resposta basta um sorriso...
Um dia de silêncio pode ser revelador: se a escola está sem nenhum barulho, muito silenciosa... ou não tem aula ou é sinal de que alguma coisa está muito errada! Afinal, criança fala, canta, joga, grita, imita bichos, imita gente, conversa, sussurra...

Quando não conhece ou não entende alguma coisa a criança inventa, fala do seu jeitinho, mas sempre dá o seu recado:

1)Num dia desses um menino chegou na secretaria segurando o outro pelo braço, assim como quem está amparando e me diz:
__ A tia pediu para você ver a “altura” dele.
Olhei para ele e perguntei sério:
__A “altura”? Para quê? (já havia percebido que o outro aparentava estar doente).
__ É para ver se ele tá com febre! (claro, era temperatura...)


2)Uma menina voltou de uma viagem que fez com os pais ao Ceará e falou para a Diretora:
__Eu tomei banho de “açu”... (era açude).


3)Um dia uma criança chega na secretaria e fala num tom solene:
__ A minha professora está pedindo o “caderno redondo”.
Silêncio. Uma diretora olha para a cara da outra. O que seria isso? A tecla SAP acende: era o caderno circular, o caderno em que os avisos são passados!


4) Ao me ver usando a minha mesa que fica na secretaria da escola uma criança falou:
__ Você trabalha aqui neste escritório?


5) Eu estava numa turma substituindo uma professora. Auxiliei um grupo de meninas a montar o quebra-cabeças das Princesas, depois tirei fotos quando elas conseguiram montar sozinhas. Uma delas virou para outra e disse:
__ Ela gosta da gente, né?


Estes são alguns momentos que nos fazem lembrar que
TRABALHAR COM CRIANÇA É MUITO BOM!
Eliete Nascimento

Um comentário:

  1. Que bonitinho seu post! Adorei!
    Bem, se eu tivesse feito magistério, com certeza eu ia querer trabalhar com crianças pequenas também! Amo demais!!!

    Meu sonho é ter uma creche! Mas eu preciso de dinheiro pra concretizar... então, por enquanto, continua sendo sonho!!!

    Adorei o menino pedindo pra medir a "altura"... hahahaha... muito fofo!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante!