domingo, 8 de dezembro de 2013

HOMENAGEM À MINHA MÃE

Este post é em homenagem à minha mãe, que se viva estivesse, completaria 77 anos hoje, dia de Nossa Senhora da Conceição.    
Minha mãe era uma pessoa que, como todo mundo, tinha suas manias. Uma das manias dela era de ser advogada de todo mundo, não podia ver alguma injustiça que se metia até onde não era chamada.  Se ela fosse viva, ia aparecer no fantástico, naquele quadro em que os atores encenam que estão cometendo preconceitos, injustiças etc.  
A outra mania dela era comprar sapatos. As vezes nem usava, mas abria o armário e tinha uma satisfação em ter muitos pares de sapatos. Bem,  nesse quesito eu puxe a ela MESMO! Tenho mais sapatos do que  consigo usar. 
Minha mãe foi criada na roça, junto com uma penca de irmãos. Casou, teve filhos, separou procurou ser feliz sempre...  Teve sofrimentos, felicidades,  tristezas e alegrias.  Lutou contra preconceitos "lugar de mulher é do lado do marido", "mulher separada não presta" por parte dos seus 11 irmãos, que depois acolheram, ajudaram e ficaram amigos, pois ela nunca deixou de lutar pelo que queria por causa dos preconceitos que a sociedade tinha contra as mulheres há algumas décadas atrás. 
Deixou alguns ensinamentos básicos, como nunca depender economicamente de homem nenhum, nem do pai;  não  tolerar  violencia; buscar alegria em tudo que faz; deixar a roupa pronta para ir trabalhar no dia seguinte;  lutar pelos seus próprios sonhos; ajudar os outros sempre que puder;  viver a vida, pois a vida é curta; rir quando tiver vontade; xingar palavrão quando der uma topada; não negar comida a ninguém que peça no seu portão, mesmo que você tenha pouco.
 Costumava dizer sempre que alguém perguntava o nome dela "sarah com h no final". Outro dia tive que ir na receita federal pois digitaram no meu cadastro o nome dela errado. Pode? Quando ela nos deixou acho que Deus a poupou do  sofrimento, diminuindo o tempo da doença. Coincidentemente, foi velada na Capela H do Jardim da Saudade no dia da sua despedida. Era mesmo Sarah com h no final...

Minha homenagem a minha mãe, que Nossa Sra da Conceição te guarde!




Aqui na foto em 1994, aniversário de 1 ano da minha filha Elissa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é importante!